Indian Pale Ale – IPA

fullsizerender

A India era colônia inglesa no final do século XVIII. E com as grandes navegações, comuns naquela época, a tripulação levava um farto estoque de cervejas, que tinha a função de nutrir e alegrar a tripulação. O grande problema é que as viagens para India eram longas, e as cervejas não aguentavam os longos meses de viagem e chegavam ao seu destino já estragadas, o que frustrava a tripulação. Tentou-se produzir cerveja a bordo mas sem resultados satisfatórios. Então, na última década do século XVIII, um cervejeiro londrino George Hodgson, da Bow Brewery, conseguiu resolver o problema fazendo 4 modificações que tornariam as Pale Ales robustas o suficiente para o desafio, e criando assim, o estilo Indian Pale Ale. Ele aumentou o teor alcóolico, tornando a bebida mais resistente a contaminações. Colocou doses extras de lúpulo, que além de dar aroma e amargor a cerveja, age como um conservante natural. Hodgson, ainda adicionou açúcar nos barris de madeira, mantendo a fermentação ativa por mais tempo e dificultando a entrada de outros microrganismos, e fez um Dry-hopping durante a maturação.
um fato curioso é que apesar de serem criadas por um londrino, As IPAs eram desconhecidas na própria Grã-Bretanha até que em 1827. Só após o naufrágio de um navio carregado de IPAS no mar da Irlanda, e alguns barris serem leiloados em Liverpool, o população local passou a conecer o estilo.
A IPA tem um amargor marcante, com um equilíbrio ressaltando mais o amargo do lúpulo. De corpo médio,com sabores e aromas de caramelo bem discretos. Além do amargor, o lúpulo aqui deve trazer uma explosão de aromas no copo. Os aromas mais encontrados são os cítricos, que podem lembrar frutas como maracujá, laranja, manga, , entre outras.
Também podem ser encontradas notas florais e resinosas.
A cor de uma IPA deve ser de dourado a acobreado.
O teor alcoólico, tradicionalmente, varia de 5,5 a 7,5%.
Harmonização
As IPAs harmonizam muito bem com carnes vermelhas, comidas apimentadas, cozinha mexicana, burguers.
Sugestões:
Nachos
Chili
Guacamole
Tortilhas
Pizzas calabresa e pepperoni
filet mignon au poivre
Pimentão recheado.

caique

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *